sábado, 17 de abril de 2010

Rock em HQ

"O pequeno livro do rock" o francês Hervé Bourhis homenageou os 50 anos do Rock com uma revista em quadrinhos.
O livro de capa vermelha no formato de um disco de vinil começa em 1915, nas origens do rock, e vai até 15 de Junho de 2009, lendo o livro com atenção vai encontrar algumas referências de rock brasileiro, incluindo Mutantes, Sepultura, CSS e até a capa da coletânea de 2006 “The sexual life of savages”, que resgata o pós-punk paulistano dos anos 80.
“Eu adoro música brasileira, de bossa nova a CSS. Sou fascinado por Jobim, que me parece ser tão importante quanto Dylan ou Gainsbourg na França. E eu adoro o movimento tropicalista, Mutantes, Duprat, etc. Também gosto muito do Jorge Ben dos anos 70. Seu país é uma espécie de fantasma para mim, e um grande país por sua música”, diz Hervé Bourhis.
livro tambem está lotado de referências ao rock francês, destacando nomes como Serge Gainsbourg, Brigitte Fontaine, Mano Negra, Françoise Hardy e até os eletrônicos mascarados do Daft Punk.
Além disso, o desenhista intercalou quadrinhos sobre fatos do rock com reproduções de capas de discos, cartazes de filmes e trechos de músicas.

abaixo uma prévia do primeiro capitulo do livro:
f





“Aos 14 anos, eu comecei a tomar nota dos causos, discografias e informações sobre o rock que encontrava em toneladas de livros, revistas e discos que coleciono. Em 2005, passei a agrupar tudo em livro, como uma colcha de retalhos, mas de forma cronológica”, explica o autor.

"Jamais tive uma overdose; não vi os Sex Pistols no Chalet du Lac; não estive no Bronx nos primórdios do hip-hop; não vi os Beatles ao vivo no Ed Sullivan Show; não fui aos shows do Elvis em 55; não compartilhei groupies com o Led Zeppelin; não sou um crítico de rock profissional; não tenho vontade de ser completo, objetivo ou de boa-fé. Em suma, não tenho nenhuma legitimidade para escrever este livro, e foi por todas essas razões que mesmo assim o escrevi." e assim que Bourhis inicia o seu Pequeno Livro do Rock.

galera ate o próximo post!!!